O que é tratamento de canal?
O tratamento endodôntico consiste na remoção do conteúdo intracanal do dente e sua obturação, isto é, limpar o interior do dente que pode estar contaminado e ou inflamado e fazer um vedamento do dente. Quando o tratamento de canal é feito o dente fica sem sensibilidade aos estímulos de dor (quente, frio, cárie, etc). É um tratamento seguro e com altas taxas de sucesso.
Tratamento de canal dói?
Atualmente com os recursos tecnológicos e principalmente com a técnica adequada (principalmente quando executada por especialistas), esse tratamento é praticamente indolor e rápido.
- O microscópio, laser e ultrassom são recursos que facilitam a resolução e aumentam significativamente as taxas de cura das doenças causadas pela falta do tratamento endodôntico ou por sua má execução.
- Erros ou acidentes cometidos durante o tratamento endodôntico podem prejudicar a saúde dental (e mesmo a saúde geral do paciente) e em casos mais graves levar à perda dental.
- A infecção dental não tratada pode ocasionar doenças como: endocardite bacteriana (infecção no tecido cardíaco), infecções em próteses cardiovasculares e ortopédicas, sinusites de origem dental. Mais raramente, sepses de origem dental podem levar o paciente a abscessos oculares, cranianos e até mesmo letais. Assim o correto diagnóstico, plano de tratamento e execução adequada dos procedimentos é fundamental para a manutenção do dente e saúde geral do paciente.